Mensagem do Presidente

Mensagem do presidente do IV CONGRESSO MINEIRO DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA 



O atual estado de ineficiência e superlotação experimentado nas emergências de nosso Estado não é diferente do que ocorre no restante do país e mesmo no mundo, em maior ou menor grau, e é uma ameaça evitável e inaceitável à segurança do paciente.

As causas são bem conhecidas: alta demanda, equipes e processo ineficientes e poucos leitos hospitalares de retaguarda. Os atrasos na transferência dos pacientes dos departamentos de emergência é a causa mais impactante, mas todos concorrem para o problema.

Pensando nisso a ABRAMEDE MG formatou o seu IV congresso com o tema central: “O paciente certo, no tempo certo, no lugar certo, ...e com a equipe certa: a gestão eficiente é o caminho!”

É importante conhecermos o funcionamento dos serviços de emergência e como deveriam funcionar. Devem ser flexíveis com processos bem desenhados e com equipes com conhecimento, habilidade e capacidades comprovadas.

Governos e gestores hospitalares devem trabalhar em parceria com profissionais especializados em emergência para resolver essa situação insegura e insustentável. Ações rápidas e eficazes devem ser implementadas em todo o sistema de saúde em prol da segurança assistencial na emergência.

Unam-se a nós nesse projeto! Venham discutir e contribuir com o tema nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2023, na Associação Médica de Minas Gerais em Belo Horizonte.

 

Dr. Welfane Cordeiro Junior

 

COMISSÕES

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA

 

 

PALESTRANTES