TRABALHOS CIENTÍFICOSREGULAMENTO





REGULAMENTO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1. Das datas de recebimento dos trabalhos

• A data limite para o recebimento dos trabalhos será até às 23:59 do dia 01/09/2025, valendo a data de preenchimento e envio do formulário eletrônico. Para submissão do trabalho, o autor responsável pelo envio deverá, obrigatoriamente, estar inscrito no Congresso.

2. Do encaminhamento dos trabalhos

Os trabalhos deverão ser encaminhados via on-line utilizando-se do formulário eletrônico disponível em Submissão de Projetos e Trabalhos, e classificados como descrito no item 3.

2.1 Após a conclusão do processo será encaminhado ao e-mail cadastrado na inscrição o protocolo da submissão do trabalho.

• A Comissão Científica se reserva o direito de reclassificar a categoria de submissão do trabalho.

3. Da comissão julgadora

• Os trabalhos serão analisados pela Comissão Científica do 5º. Congresso de Emergência da Abramede - MG

• Os trabalhos devem ser inéditos, não publicados ou apresentados em outros congressos. O autor não deverá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação. Cada trabalho deve contar com no máximo 06 (seis) participantes, entre autor e coautores.

• O conteúdo deve versar exclusivamente sobre Emergência.

• A comunicação sobre a aprovação ou não, será por meio do correio eletrônico pelo qual foi remetido o trabalho, até às 23:59 do dia 08/09/2025.

4. Dos tipos de trabalho e normas para o Resumo:

• Poderão ser submetidos trabalhos como posteres ou temas-livres;

• Os trabalhos deverão ser submetidos em português ou inglês;

ATENÇÃO – A ABRAMEDE MG está comprometida com a regulamentação ética de pesquisa vigente no país. Nos resumos que apresentam dados de pesquisa com seres humanos ou animais é mandatório apresentar, no corpo do texto referente aos métodos, o número da aprovação do relatado protocolo de pesquisa pelo Comitê de Ética local apropriado para seu trabalho.

• Não serão aceitos resumos de pesquisas com protocolos em análise ou sem o número correto da aprovação pelos comitês de ética, de acordo com consulta ao Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos e o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

• O resumo deverá ter no máximo 250 palavras e obedecer estritamente às regras de formatação abaixo anunciadas. Resumos fora da padronização não serão considerados para análise e serão desclassificados.

• Título: incluir no retângulo o título completo do trabalho, primeira letra em maiúscula e o restante em minúsculas, ressalvadas as regras para utilização de maiúsculas.

• Autores: os autores devem ser cadastrados no site com os nomes por extenso e CPF. O nome do apresentador deverá estar identificado.

• O Autor ou Coautor pode estar inserido em até 3 trabalhos.

• Afiliação: as afiliações não devem ser inseridas no corpo do resumo para que não sejam identificadas pelo avaliador. Os resumos que tiverem essas informações serão desclassificados.

• Texto do resumo:

  •  Artigos originais: texto deve ser dividido em Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusão, escritos em negrito, caixa baixa com a primeira letra maiúscula.
  •  Apenas esses 4 itens serão considerados e o restante do texto será deletado. Deve-se usar parágrafos em cada subdivisão. Introdução e discussão não devem ser colocadas como itens separados.
  •  Relatos de caso: texto deve conter introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos.
  •  Experiências de sucesso: texto deve conter introdução, descrição do caso e comentários, sem estruturação em parágrafos.
  •  Revisões de Literatura não serão aceitas: embora as revisões de literatura sejam importantes para o avanço científico, a apresentação de trabalhos em congressos deve focar em pesquisas originais que inspirem e promovam discussões inovadoras na comunidade científica.
  •  Deve-se evitar o uso de abreviaturas. Nos casos em que elas sejam absolutamente necessárias, deve-se colocar o significado por extenso da primeira vez em que elas são usadas.
  •  Não serão aceitas figuras e/ou tabelas.
  •  Referências podem ser acrescentadas caso os autores julguem ser fundamental para o entendimento do resumo, dentro do limite de 250 palavras;
  •  Não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo. Caso isso ocorra, o resumo que for alterado após o envio e correção poderá ser desclassificado.


5. Das instruções para cadastro no site:

5.1. Entre no link “Submissão” CLIQUE AQUI (será direcionado a área do cadastro)

5.2. Caso ainda não tenha se cadastrado clique em "Ainda não sou Cadastrado" e crie seu login e senha.

5.3. IMPORTANTE: Dúvidas entre em contato com a Secretaria Executiva pelo e-mail: secretaria@abramedemg.org.br

5.4. Após o cadastro vá para opção “ver minhas inscrições” e clique na opção “Trabalhos Científicos”. Abrirá a tela com: informações gerais, edital de convocação, enviar trabalho e resultado. Nessa mesma tela clicar na opção “enviar trabalho”, escolher o tema, informar o título do projeto ou trabalho e clicar em adicionar.

5.5. Após salvar o tema ir na aba “autores do trabalho”: tenha em mãos os seguintes dados de cada autor: CPF, nome completo e e-mail de contato.

5.6. Após o cadastro de cada autor clique na aba “enviar trabalho”, adicionar documento, colocar o nome do arquivo e adicionar.

6. Dos trabalhos selecionados

• Serão selecionados até 20% do total de trabalhos enviados ao Congresso para a apresentação oral. Os trabalhos aceitos e escolhidos a critério da Comissão Científica, serão publicados no site da ABRAMEDE MG exatamente como foram enviados. Não sendo permitido nenhuma alteração de informações pelo autor ou coautor. Pode ocorrer de nenhum trabalho ser selecionado para este tipo de apresentação e/ou publicação, à critério da Comissão Científica.

• Todos os trabalhos aprovados nas modalidades Poster e Tema-livre deverão enviar o vídeo sobre o trabalho submetido para secretaria@abramedemg.org.br até às 23:59 do dia 22/09/2025.

6.1 Normas para vídeo:

• O vídeo deverá ter duração de 3 a 5 minutos.

• A apresentação do Powerpoint deverá utilizar o modelo indicado no template deste edital.

• A edição do vídeo poderá ser realizada pelo apresentador e poderão ser incluídas fotos (que tenham fontes), animações, gráficos, dentre outros. Não é obrigatório que a imagem do apresentador apareça na gravação.

• O ID, título do trabalho e nome dos autores devem ser destacados logo no início do vídeo para identificação. Imagens que identifiquem outras pessoas devem ser evitadas.

• Ao escolher o cenário, observe se é uma propriedade privada ou um local que não permita filmagem. Conteúdo impróprio, agressivo ou anticientífico não será aceito pela comissão, e o vídeo será desconsiderado.

• Ao submeter o vídeo o apresentador concorda com o uso de sua imagem e voz.

7. Da apresentação dos trabalhos selecionados

• Os trabalhos serão apresentados em formato presencial, em data a ser definida, de acordo com as orientações que serão enviadas aos autores dos trabalhos aprovados.

7.1 Normas para trabalhos na Modalidade Tema Livre:

• Os trabalhos aprovados na modalidade oral estão selecionados para apresentação nos dias 25, 26 ou 27 de setembro de 2025, durante o 5º. Congresso de Medicina de Emergência da Abramede - MG.

• A apresentação do Powerpoint deverá utilizar o modelo indicado no template deste edital.

• As apresentações terão a duração de até 5 minutos, e até 5 minutos de perguntas que serão realizadas pela Comissão Avaliadora.

• Número de Slides: As apresentações deverão ter no Máximo 10 Slides incluindo o de título e referencias bibliográficas, imagens e tabelas.

7.2 Normas dos trabalhos aprovados na modalidade “poster”

• Os trabalhos aprovados na modalidade “poster” estarão disponíveis em computadores identificados para consulta pelos congressistas durante todo o dia da apresentação. Em horário e data pré-estabelecidos o apresentador do trabalho deverá estar presente para responder às perguntas da Comissão Avaliadora.

• As apresentações terão a duração de até 5 minutos, e até 5 minutos de perguntas que serão realizadas pela Comissão Avaliadora.

• A organização do Poster deverá utilizar o modelo indicado no template deste edital.

• Dimensões: 90 cm de largura por 120 cm de altura;

• Tamanho da Letra: Sugere-se Título: 72 a 100 pt; Autores e Afiliações: 36 a 48 pt; Seções: 32 a 48 pt para subtítulos; Texto: 24 a 36 pt (claro e legível)

• Figuras e Tabelas: Certifique-se de que sejam facilmente legíveis a partir de uma distância de aproximadamente 1-2 metros.

8. Do certificado

• O certificado será em formato eletrônico. Os autores que apresentaram seus trabalhos poderão emitir seus certificados através do site do 1º. Congresso sobre Qualidade e Segurança na Emergência da Abramede - MG (www.abramedemg.org.br) 15 dias a 6 meses após o evento. Após 6 meses da finalização do Congresso não será mais possível obter o documento.

• A não apresentação do trabalho implicará no não fornecimento do certificado.

9. Da premiação

• A premiação será por categoria: Artigos originais, Relato de caso e Experiências de Sucesso;

• Em cada categoria 3 (três) trabalhos serão premiados, classificados em primeiro, segundo ou terceiro lugar;

• A Seleção dos trabalhos premiados será realizada pela comissão científica do Congresso mediante avaliação presencial de critérios como layout da apresentação, importância do tema e qualidade da apresentação.

*Observação: A comissão científica pode definir pela não premiação, de acordo com os critérios de avaliação.

10. Disposições Gerais

• Situações que não estejam previstas no presente regulamento serão resolvidas pela Comissão Científica do 5º. Congresso de Medicina de Emergência da Abramede - MG.

12. Template para o Vídeo, Poster e Tema-Livre