Mensagem do Presidente

Mensagem do presidente do III ABRAMEDE MG

O ano de 2021 começa em plena segunda onda da maior crise de saúde vivenciada por todos nós – A Pandemia do SARSCOV 2. Nunca foi tão importante ter profissionais médicos capacitados e vocacionados para atendimentos nos departamentos de emergência. É aí que desponta o protagonismo da Medicina de Emergência e das demais equipes multidisciplinares que atuam no setor. Muito ainda a ser construído principalmente no campo da formação destes profissionais, formação essa que vai desde a graduação passando por uma sólida residência médica e por cursos de capacitação e extensão dentro de um programa de educação continuada e permanente.

As grades curriculares dos cursos de medicina e enfermagem estão em pleno processo de mudanças e agora com o reconhecimento da especialidade teremos que nos readaptar e inserir o ensino da emergência ao longo do curso de uma maneira bem mais sólida e estruturada. A graduação hoje tem o potencial de ser uma grande vitrine da medicina de emergência, onde apresentamos a especialidade e cativamos os alunos mostrando toda a importância do tema. O aluno terminará a graduação melhor preparado e já com uma visão da especialidade.

Ainda há muito a ser feito, muito a melhorar. Temos várias experiências de sucesso no país com as quais podemos aprender e crescer.

Acreditamos que temos muito a desenvolver no ensino da emergência durante a graduação e pós-graduação e que isso será importante para a especialidade. Essa atuação na educação é mais um importante campo de ação do emergencista. É na graduação que vamos apresentar, aos futuros profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas) a especialidade com sua importância, seu encantamento e de lá sairão os futuros residentes.

A Medicina de Emergência (em conjunto com nossas equipes multiprofissionais) estando em foco nesse momento tem um longo e vasto caminho pela frente com a missão de prover o melhor atendimento aos pacientes nos departamentos de emergência de nosso país.

Convidamos todas as faculdades das áreas da saúde, todos nossos médicos emergencistas, residentes e toda equipe multidisciplinar envolvida e apaixonada pela emergência a participar do

III ABRAMEDE MG

I ENCONTRO DE LIGAS DE EMERGÊNCIA E LIGAS RELACIONADAS À EMERGÊNCIA DE MINAS GERAIS

I ENCONTRO DOS RESIDENTES DE MEDICINA DE EMERGÊNCIA DE MINAS GERAIS

III SIMPÓSIO DE CIRURGIA DO TRAUMA DO HOSPITAL JOÃO XXIII

O evento terá como temática central o ensino da Emergência da graduação à pós-graduação. Um evento híbrido com atividades presenciais e on-line em uma plataforma digital segura e de fácil navegabilidade. Teremos nesse evento mesas temáticas sobre metodologias e ferramentas de ensino na emergência, matriz de competências na residência e principalmente a necessidade de trabalho em equipe com uma visão que vai além da multidisciplinaridade e sim na transdisciplinaridade. Além disso, teremos vários temas de interesse da especialidade, casos clínicos e finalizaremos com a Olimpíada de Simulação em Emergências.


O III ABRAMEDE MG ocorrerá entre os dias 23 a 25 de setembro de 2021. Será um momento importante para o aprendizado e troca de experiências com todos os atores envolvidos nessa maravilhosa especialidade que salva vidas. Esperamos por todos vocês.

 

Dr Luiz Ernani Meira Junior
Presidente do Congresso

COMISSÕES

Presidente do Congresso: Dr. Luiz Ernani Meira Junior


COMISSÃO ORGANIZADORA

Maria Aparecida Braga

Sizenando Startiling

Augusto Coelho

COMISSÃO CIENTÍFICA



COMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS


COMISSÃO ACADÊMICA

Nayara Pinheiro


COMISSÃO DE OLIMPÍADAS

Daniel Fernandes